V de Vingança é originalmente uma história em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por David Lloyd, contanto a história de um anti-herói mascarado com o intuito de lutar contra o governo corrupto e opressor de sua época. Por muitos é considerado uma obra prima da literatura. O filme estreou em 2006, produzido pelos irmãos Wachowski.
1 - Alan Moore, o criador dos quadrinhos V de Vingança, não quis ter ligação ou ser associado com a adaptação cinematográfica. Por tanto, apenas David Lloyd teve seu nome nos créditos do filme.
2 - Em 17 de abril de 2006, a New York Metro Alliance of Anarchists organizou um protesto contra a DC Comics e a Warner, acusando-as de diluir a mensagem original da história em favor da violência e dos efeitos especiais.
3 - V de Vingança passou pela primeira vez na China em 2012! O filme havia sido proibido no país e nunca chegou a estrear nos cinemas. A exibição aconteceu graças a televisão nacional da China, no dia 16 de dezembro de 2012. O detalhe é que o nome precisou ser mudado para “V forças especiais”.
4 - Para evitar que a máscara abafasse a voz de Weaving, um microfone foi colocado no seu cabelo para ajudar a pós-produção. Afinal, o ator teve que dublar todas as falas após as cenas.
5 - Para filmar a cena final em Westminster, a área de Trafalgar Square e Whitehall até o Parlamento e o Big Ben tiveram que ser fechados por três noites, de meia-noite até as cinco da manhã. Esta foi a primeira vez que a área de segurança sensível foi fechada para uma filmagem.
6 - Viu alguma obra muito conhecida da galeria do anti-herói? Todas reproduções! As principiais reproduções feitas para o filme são do “Casal Arnolfini” de Jan van Eyck, “Baco e Ariadne” de Ticiano, um cartaz do filme “Alma em Suplício”, “São Sebastião” de Andrea Mantegna, “The Lady of Shalott” de John William Waterhouse e estátuas de Alberto Giacome!
7 - O filme deveria ter sido lançado no fim de semana de 5 de novembro 2005, o 400º aniversário da Conspiração, com o slogan “Lembre-se, lembre-se de 5 de novembro”. No entanto, a data de lançamento foi adiada para 17 de março de 2006. Muitos especularam que o atraso foi causado pela explosão do metrô de Londres em 7 de julho e pelo atentado de 21 de julho.
8 - Hugo Weaving não era a primeira opção para o papel! James Purefoy foi escalado para interpretar o vingador anônimo. O ator chegou a gravar durante 6 semanas e Hugo Weaving teve de dublar as cenas que James já havia executado.
9 - Slow Motion nas lutas! Nas cenas gravadas em câmera lenta, como a luta em Victory Station, os dublês se moviam, literalmente, em slow motion. Apenas David Leitch (dublê de Hugo Weaving) se movia em velocidade normal, dando a impressão de que ele estava mais rápido.
10 - V em todos os lugares! As referências ao “V” estão presentes em todo o filme! Olha aqui alguns exemplos:
O nome de Evey (personagem de Natalie Portman) não foi escolhido ao acaso, ele é composto por letras que fazem referência ao 5 (V). E é a quinta letra do alfabeto, V é cinco na numeração romana e Y é a 25ª letra do alfabeto (5×5). Em uma das citações do anti-herói: “Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo” que é adaptada do latim “Vi veri veniversum vivus vici.” temos mais “V”. E nossa, ainda tem as referências à letra durante a explosão de fogos, na forma como o anti-herói atira suas adagas, em relógios que aparecem no filme (uma é espetacular e fica igual a HQ), na posição dos atores durante o enquadramento das cenas e até mesmo no final com o sangue jorrado em V numa parede.
Bônus: A máscara que o personagem "V" usa, é na verdade de Guy Fawkes (ou Guido Fawkes), um soldado inglês e católico que participou de uma conspiração que consistia em assassinar o rei protestante Jaime I e todo o parlamento inglês em 1605. Durante o filme, existem vários "easter-egg" em menção ao soldado inglês.
Guy Fawkes (Foto: Wikipédia) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário